Análise
Observei um programa a ser desenvolvido em 06 aulas da disciplina de Língua Portuguesa sobre exploração e produção de texto dissertativo/argumentativo de autoria da Professora Rita de Cássia Delconte Ferreira e co-autoria de Eziquiel Menta, com o objetivo de explorar a leitura, interpretação e produção de texto a partir do poema de Manuel Bandeira - Bicho homem.
As aulas são destinadas a alunos do Ensino Médio e exigem como Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno habilidades básicas de leitura e capacidade de redigir. A data de publicação é 20/10/2008.
Observei um programa a ser desenvolvido em 06 aulas da disciplina de Língua Portuguesa sobre exploração e produção de texto dissertativo/argumentativo de autoria da Professora Rita de Cássia Delconte Ferreira e co-autoria de Eziquiel Menta, com o objetivo de explorar a leitura, interpretação e produção de texto a partir do poema de Manuel Bandeira - Bicho homem.
As aulas são destinadas a alunos do Ensino Médio e exigem como Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno habilidades básicas de leitura e capacidade de redigir. A data de publicação é 20/10/2008.
Além da leitura individual e silenciosa do poema pelos alunos é sugerida a leitura em voz alta pelo professor, sem abertura para comentários e discussão. A seguir apresenta o vídeo ILHA DAS FLORES (13 minutos), disponível em www.Portacurtas .com. br/pop_ 160.asp.
“Ao término do vídeo, o professor deve promover um debate em sala de aula, provocando os alunos a participarem:
- Existe relação entre o tema do poema O BICHO com o vídeo ILHA DAS FLORES?
- Qual o tema abordado nas duas produções?
- As produções apresentam tanto na poesia como no documentário, um lado perverso da realidade humana. Quais aspectos nas obras indicam seu caráter crítico?
- O que despertou seu interesse foi a leitura individual do poema ou ouvi-lo declamado por outra pessoa?
- Existe contribuição da exibição do vídeo ILHA DAS FLORES para a compreensão do tema abordado pelo poema O BICHO? Qual?”(Delconte e Nenta, 2008)
Não está explícito, mas se pressupõe que o poema está em mídia escrita. (cópia para todos). O vídeo pode ser assistido direto da internet, ou no CD - player.
Na atividade seguinte, Os alunos devem construir uma lista de palavras que acreditam que faça relação ao tema pobreza indicado no poema e no vídeo, trocar o texto com os colegas para atribuírem significado às palavras escolhidas. Ao receber sua lista de volta, concordar com o significado atribuído pelo colega ou ir ao dicionário para tirar dúvidas e fazer a correções.
A atividade 4 da aula sugerida eu trocaria pela elaboração de um esquema para uma redação sobre as relações existentes entre o poema “O Bicho” e o vídeo “ Ilha das Flores”, que serviria para os alunos como uma releitura do poema e do vídeo e para avaliar minha estratégia, conteúdo trabalhado... Manteria a dinâmica de elaboração coletiva em círculo.
No laboratório de informática os alunos poderiam pesquisar sobre a escrita da redação, observando as características essenciais de uma boa redação e conferir se essas características estão contempladas na sua redação, destacando o que lhe falta e o que há de desnecessário na mesma.
As sugestões de sites são muito boas. http://www.portrasdasletras.com.br e http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=14581
Finalmente, como se trata de produção de texto, eu especificaria um gênero discursivo para os alunos produzirem uma poesia.
Não tenho nenhuma pretensão de depreciar a aula analisada. São idéias e escolhas excelentes. As adaptações que farei no uso da mesma são apenas para atender à minha realidade.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/showLesson.action?lessonId=561 acessado em 05 de maio de 2009. Maria Dalvany Alves de Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário