quarta-feira, 27 de maio de 2009

Aprendendo com a mobilidade

Na EEFM Gov. Manoel de Castro Filho fizemos uma mobilização de encorajamento para aqueles alunos que não se sentiam à vontade para sentar-se diante do computador e interagir com a máquina. Oferecemos umas oficinas e foram inscritos 80 alunos para no contra turno frequentarem o laboratório de informática em turma e horário especificados para participarem de oficinas de informática educativa. A programação 40 horas de atividades com o uso do computador e no final os alunos recebem um certificado de participação. Esse certificado serve como estímulo para a iniciativa de freqüentar e manter a assiduidade. Todas as atividades são contextualizadas e o resultado é muito gratificante pois estou podendo por em prática o que venho orientando aos professores a fazerem em suas disciplinas e avaliando a eficácia da atividade.
Na experimentação com ferramentas de comunicação instantânea, desenvolvemos uma atividade no bate papo do gmail e o resultado foi muito bom. Primeiro foi explicado para os alunos que chamamos aquelas aulas de oficina por causa do modo como é realizado o processo de ensino-aprendizagem na informática educativa. “O aprender a fazer fazendo”, em amplo sentido. Você usa o computador para desenvolver uma atividade e ao mesmo tempo aprende como usar o computador para desenvolvê-la.
Entramos no bate papo com a seguinte pergunta para todos: Qual é a diferença de se aprender “informática básica” com essa metodologia da informática educativa e os cursos básicos existentes por ai? Daí em diante foi só acompanhar o debate sempre botando pilha para encaminhar o assunto e o resto os alunos fizeram. Perguntamos ainda: vocês já tinham percebido essa sutileza nas aulas dos outros professores? E agora percebem a relação entre aprendizado do conteúdo disciplinar e da informática ao mesmo tempo?
No final todos salvaram o debate e foram interpretar o mesmo, tentando entender as abreviações, as perguntas, respostas e comentários e formar um pequeno texto sobre a experiência em si e sobre a produção no contexto do bate papo. Enviaram seus textos para meu e-mail e eu dei o feedback para todos.

Nenhum comentário: