quarta-feira, 27 de maio de 2009

Autor e autoria


Com o advento da web 2.0 cresce a necessidade de constantes discussões em sala de aula sobre autoria e direitos autorais. Discutir a Lei 9.610/98 e como funciona o Creative Commons é fundamental para preparar nossos alunos para o processo consciente do compartilhamento principalmente na internet. A própria pesquisa do aluno deve ser orientada para a citação do autor e local de acesso do conteúdo copiado integral ou parcialmente. A questão do local de acesso do conteúdo é fundamental, pois se for um artigo não autorizado para cópias parciais e ou integrais e estiver exposta por outra pessoa, sobre a classificação de autor desconhecido, não seremos nós que ao copiá-la como tal, estaremos faltando com a ética ou correndo riscos de incriminação indevida. Também se o autor da publicação encontrar a nossa postagem com seu conteúdo adulterado ou sem citação da autoria terá como checar o local onde o acessamos. Não creio que o direito de propriedade iniba a criatividade. Ao contrário, instiga à releitura da obra, à analise mais apurada de um texto ou obra para criarmos novos textos sobre o assunto.

Para se ter direito à informação e à educação não é necessário violar os direitos autorais. Precisa sim, é que a ética e o bom senso prevaleçam em todas as nossas atitudes ao usar algo que intelectualmente pertence a outros. As facilidades que as mídias digitais proporcionam hoje, só estimulam a criação e consequentemente a autoria. Infelizmente, a maioria dos alunos ainda é muito consumista (passivos) em se tratando de entretenimento, pesquisa e navegação na internet em geral. A sede, de ver e ouvir ainda é maior do que a vontade de produzir, reinventar... Além da influência da educação bancária há a cultura arraigada de assistir televisão, assistir, assistir, assistir e até mesmo da web 1.0

Nenhum comentário: