Nem todos os professores reconhecem que o computador possibilita ambientes de aprendizagem. Muitos, fechados em seu conservadorismo não procuram conhecer práticas inovadoras, nem refletem sobre sua prática e se acomodam na mesmice dos paradigmas tradicionais. Por isso é de fundamental importância a formação contínua para integração das mídias e TIC no processo pedagógico.
Felizmente o MEC está investindo na Formação Continuada em Tecnologia Educacional, através de um conjunto de processos formativos dos quais podemos destacar, por conhecê-los, o Curso de Introdução à Educação digital, Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC e Inclusão de Mídias na Educação, todos com abrangência nacional através de EAD/ProInfo Integrado. Com a formação continuada em serviço, os professores adquirem a consciência da necessidade de mudanças de paradigmas e exercitam os três itens básicos da “teoria de Shõn – reflexão na ação docente (pensar enquanto pratica), reflexão sobre a ação docente (pensar depois que pratica) e reflexão sobre o que foi refletido (pensar sobre o que foi pensado)” Ver Sheila Guimarães em pesquisa colaborativa.
O uso das TIC como recurso pedagógico pode estimular as habilidades cognitivas dos alunos, tornar a aula mais interessante e despertar no aluno novas formas de aprendizagem. Com novas estratégias de ensino desenvolveremos novas estratégias de aprendizagem. Preparado para o uso de diferentes mídias como ferramenta pedagógica, o professor também desenvolve aptidões cognitivas e procedimentais atuando como mediador no processo de aprendizagem dos alunos.
Felizmente o MEC está investindo na Formação Continuada em Tecnologia Educacional, através de um conjunto de processos formativos dos quais podemos destacar, por conhecê-los, o Curso de Introdução à Educação digital, Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC e Inclusão de Mídias na Educação, todos com abrangência nacional através de EAD/ProInfo Integrado. Com a formação continuada em serviço, os professores adquirem a consciência da necessidade de mudanças de paradigmas e exercitam os três itens básicos da “teoria de Shõn – reflexão na ação docente (pensar enquanto pratica), reflexão sobre a ação docente (pensar depois que pratica) e reflexão sobre o que foi refletido (pensar sobre o que foi pensado)” Ver Sheila Guimarães em pesquisa colaborativa.
O uso das TIC como recurso pedagógico pode estimular as habilidades cognitivas dos alunos, tornar a aula mais interessante e despertar no aluno novas formas de aprendizagem. Com novas estratégias de ensino desenvolveremos novas estratégias de aprendizagem. Preparado para o uso de diferentes mídias como ferramenta pedagógica, o professor também desenvolve aptidões cognitivas e procedimentais atuando como mediador no processo de aprendizagem dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário