quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Educação Inovadora

Atividade à distância I- Unidade II Curso Introdução à Educação Digital
Em 13 de agosto de 2008-08-13
Maria Dalvany Alves de Lima.
Síntese
A avalanche de informação, a que somos submetidos hoje, através dos diversos meios de comunicação não nos dá o tempo necessário para interiorizarmos essas informações e processá-las para podermos formar juízo de valores e nos leva a repetir mais e criar menos. Essa é uma das razões que deve nos levar a buscar o equilíbrio entre o interagir e o interiorizar. Só assim poderemos compreender melhor o que se passa à nossa volta e agir criteriosamente, sem ficar para trás no cotidiano da vida moderna e conseqüentemente transformar essas informações em conhecimento.
Nosso desafio como educadores é ajudar os nossos alunos nas escolhas das informações buscando a veracidade e importância das mesmas para elaboração de conceitos próprios e desenvolver habilidades para aprender a aprender.
O avanço tecnológico provê, à sociedade atual, novos espaços e necessidades de conhecimento e novos meios de disseminação do mesmo, maior volume de informação, agilidade e intensidade de produção da informação. Assim sendo, esquivar-se da utilização das TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação – na condução pedagógica é negar ao educando o direito de conhecer em profundidade o lado criativo, informativo e formativo que essas tecnologias podem propiciar. Nem só o nosso aluno absorve essa carga de informação diária de forma automatizada, mas principalmente ele – aluno – necessita da mediação significativa do professor, para saber escolher, quais informações devem ser assimiladas, processadas e re-significadas e incorporadas na elaboração do conhecimento.
Hoje mais do que nunca, ninguém ensina a ninguém. O que podemos fazer é prepararmos nossos alunos para entenderem que nada é neutro para formação do indivíduo. Tudo que vivenciamos nos influenciará para o bem ou para o mal. Bem diz
Moran: “De tudo, de qualquer situação, leitura ou pessoa podemos extrair alguma informação ou experiência que nos pode ajudar a ampliar o nosso conhecimento, para confirmar o que já sabemos, para rejeitar determinadas visões de mundo, para incorporar novos pontos de vista”. Também é de Moran a seguinte afirmação: “As tecnologias nos ajudam a realizar o que já fazemos ou que desejamos. Se somos pessoas abertas, elas nos ajudam a ampliar a nossa comunicação; se somos fechados, ajudam a controlar mais. Se temos propostas inovadoras, facilitam a mudança”.

Nenhum comentário: