segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A INTERNET NA EDUCAÇÃO



A Internet é um meio de comunicação democrático e local de livre expressão. Supera o distanciamento tanto geográfico quanto o econômico , cultural, ideológico e tecnológico para quem a usa. Distanciamento esse, ainda limitado pela falta de poder econômico de muitos (ficando esses à mercê das lan houses, escolas ou amigos. Cultural e tecnológico, haja vista ainda impera a falta de letramento digital para grande parte da sociedade que evita o uso do computador por receio de não saber operar o computador e quando usa-o ainda o faz de forma muito limitada.

No campo da educação a Internet oferece uma gama de possibilidades. Na educação presencial, podemos contar com a pesquisa, bem mais abrangente e atualizada com vários recursos já preparados como os textos, imagens, músicas, vídeos, slides, webquest, podcast, e blogs, para nos auxiliar na complementação ou implementação de nossas aulas. Na intercomunicação síncrona ou assíncrona, como bate-papo, grupos de discussão e fóruns. Há, igualmente, ferramentas que nos permitem além de usufruir dos downloads, também fazer uploads, estimulando o poder criativo e o compartilhamento de informações, idéias, dúvidas, criatividades, culturas, etc.

Na educação à distância há cursos e formação para todos os gostos e necessidades. A grande maioria, de ótima qualidade.

De tão democrático, nesse espaço nem tudo são flores para educadores e educandos. Ao entrarmos na rede existe a grande possibilidade de desvio do objetivo principal por conta dos inúmeros atrativos e links a que somos direcionados. “As redes atraem os estudantes. Eles gostam de navegar, de descobrir endereços novos, de divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outros colegas. Mas também podem perder-se entre tantas conexões possíveis, tendo dificuldade em escolher o que é significativo, em fazer relações, em questionar afirmações problemáticas”. Moran – Como utilizar a Internet na educação –(
www.scielo.br/scielo.php). No mesmo texto diz Moran: “É importante que o professor fique atento ao ritmo de cada aluno, às suas formas pessoais de navegação. O Professor não impõe; acompanha, sugere, incentiva, questiona, aprende junto com o aluno.”

É de vital importância que ao se dirigirem ao laboratório de informática os alunos estejam bem orientados, cientes do que vão fazer e como irão conseguir. O acompanhamento do professor é fundamental para evitar a dispersão na pesquisa ou busca. Nem sempre indicar logo os sites como fonte de pesquisa é a melhor tática, pois limita bastante as possibilidades de abrangência do conteúdo pesquisado. Além do que as modificações das páginas de informação às vezes são muito rápidas. O que vale mesmo é saber delimitar o tema a pesquisar e escolher pelo enunciado, pois este sempre nos traz dicas se aquele conteúdo é o que mais se adéqua à necessidade de quem está pesquisando. Anotar o endereço dos melhores sites por onde passou e dos quais retirou ou assimilou conteúdos ou ainda, viu que o conteúdo é condizente com o tema em estudo, vai ajudar a se situar nos próximos passos desse estudo. Fazer feedback com os alunos no retorno à sala de aula é muito importante para assegurar o êxito daquela e das posteriores aulas de laboratório.

No Ensino Básico, mais do que em outras modalidades de ensino, é obrigação do professor conhecer por onde passou a pesquisa de seus alunos para orientá-los sobre a veracidade e coerência da informação. Há na Internet ferramentas de informação que não há como evitar enganos ou imprecisões, visto que são ferramentas escritas e editadas pelos internautas e nem sempre o moderador domina todos os assuntos.

Uma ferramenta de publicação para publicar as criações dos alunos é um grande caminho para os mesmos desenvolverem o gosto pela pesquisa, leitura, escrita e conhecimento de mídias, bem como o cuidado com as formas de expressão e comunicação e o zelo pela correção da escrita. Por fim, é necessária a consciência de todos sobre a questão de autorias tanto pelo lado ético e do direito autoral quanto pela questão da veracidade da informação.


sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Tecnologia no cotidiano


Tecnologia no cotidiano (Unidade I) Texto I
06 de agosto de 2008
MARIA DALVANY ALVES DE LIMA

Este vídeo “Sonhos Aos Ares” nos reporta à época em que as pessoas não contavam com os recursos tecnológicos dos quais dispomos hoje e usando de suas criatividades tornaram-se grandes inventores, cientistas e grandes colaboradores para o avanço da ciência e da tecnologia. Nos faz pensar também na informática que igualmente a outras grandes invenções que foram criadas visando o bem da Humanidade, já é usada para fins escusos para prejudicar, como no caso dos vírus, para roubar senhas, disseminar idéias ruins e fazer apologias ao crime,etc. Essa evolução só não nos afeta se soubermos usar a tecnologia com sabedoria e segurança. A informática facilita a vida da gente, para elaboração de trabalhos. troca de informação entre pessoas distantes, etc.
Como Professora, posso atualizar e complementar o conteúdo que desenvolvo com meus alunos e usar o computador como recurso pedagógico. Além de me atualizar diariamente, também complemento minha formação profissional através da educação à distância.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Vídeo “Dos Sonhos aos Ares”
BASTOS, Beth e outros. Introdução à Educação Digital – Brasília, abril de 2008, MEC/SEED/PROINFO.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Educação Inovadora

Atividade à distância I- Unidade II Curso Introdução à Educação Digital
Em 13 de agosto de 2008-08-13
Maria Dalvany Alves de Lima.
Síntese
A avalanche de informação, a que somos submetidos hoje, através dos diversos meios de comunicação não nos dá o tempo necessário para interiorizarmos essas informações e processá-las para podermos formar juízo de valores e nos leva a repetir mais e criar menos. Essa é uma das razões que deve nos levar a buscar o equilíbrio entre o interagir e o interiorizar. Só assim poderemos compreender melhor o que se passa à nossa volta e agir criteriosamente, sem ficar para trás no cotidiano da vida moderna e conseqüentemente transformar essas informações em conhecimento.
Nosso desafio como educadores é ajudar os nossos alunos nas escolhas das informações buscando a veracidade e importância das mesmas para elaboração de conceitos próprios e desenvolver habilidades para aprender a aprender.
O avanço tecnológico provê, à sociedade atual, novos espaços e necessidades de conhecimento e novos meios de disseminação do mesmo, maior volume de informação, agilidade e intensidade de produção da informação. Assim sendo, esquivar-se da utilização das TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação – na condução pedagógica é negar ao educando o direito de conhecer em profundidade o lado criativo, informativo e formativo que essas tecnologias podem propiciar. Nem só o nosso aluno absorve essa carga de informação diária de forma automatizada, mas principalmente ele – aluno – necessita da mediação significativa do professor, para saber escolher, quais informações devem ser assimiladas, processadas e re-significadas e incorporadas na elaboração do conhecimento.
Hoje mais do que nunca, ninguém ensina a ninguém. O que podemos fazer é prepararmos nossos alunos para entenderem que nada é neutro para formação do indivíduo. Tudo que vivenciamos nos influenciará para o bem ou para o mal. Bem diz
Moran: “De tudo, de qualquer situação, leitura ou pessoa podemos extrair alguma informação ou experiência que nos pode ajudar a ampliar o nosso conhecimento, para confirmar o que já sabemos, para rejeitar determinadas visões de mundo, para incorporar novos pontos de vista”. Também é de Moran a seguinte afirmação: “As tecnologias nos ajudam a realizar o que já fazemos ou que desejamos. Se somos pessoas abertas, elas nos ajudam a ampliar a nossa comunicação; se somos fechados, ajudam a controlar mais. Se temos propostas inovadoras, facilitam a mudança”.

Mapa Conceitual de Informática - Atividade Prática Unidade II




EDUCAÇÃO: NOVOS ESPAÇOS DE CONHECIMENTO E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE

Síntese textual.
A aceleração, produção e disseminação de novos saberes e novas informações provenientes da “Terceira Revolução Técnico-científica” (robótica, informática, bioengenharia...), constitui um desafio À educação contemporânea, nos impele a novos espaços e necessidades de conhecimento, nos modos de vida atual e como tal requer o contínuo repensar da ação docente.
Lucimeire e Vilmar no texto em análise citam DOBOR (1994) ao tratar dos “cinco grandes eixos que são indicadores dessas transformações... e geradores de novos espaços do conhecimento” 1) o avanço tecnológico, 2) a internacionalização, 3) a urbanização, 4) a popularização, 5) a dimensão do estado.
O avanço tecnológico provê a essa sociedade contemporânea, novos produtos, agilidade e intensidade de produção, maior volume de informação, novos espaços e necessidades de conhecimento e novos meios de disseminação dos mesmos, trazendo mudanças radicais no papel do professor que já não é mais o detentor do saber, e do aluno que dia após dia adquire novos saberes extra-escolar.
A internacionalização – a internet e outras mídias permitem as transmissões, ao vivo e em tempo real, de informações, eventos, notícias, transações comerciais e bancárias, ampliando os conhecimentos culturais, políticos e socioeconômicos. No sentido de informação globalizada a internacionalização é, hoje, um novo espaço de conhecimento que tem que ser levado em conta pela escola.
A urbanização – tida como acesso ao conhecimento globalizado, confere às pessoas em seu locus Vivendi as transformações que em tempos passados eram privilégio de poucos. No sentido de êxodo rural, a urbanização trouxe novas necessidades e por parte do Sistema, maior cobrança de qualidade na educação, calcada na incorporação de novas tecnologias, produtividade e competitividade.
A popularização – a concentração em pólos de distribuição de bens e serviços gera novas necessidades, exige maior entendimento do consumidor e, portanto mais conhecimentos de cidadania, economia, direitos humanos e sociais e qualificação profissional, abrangendo a incorporação de novas tecnologias, tendo em vista o apelo ao consumismo, à produtividade, qualidade na produção e as formas cada vez mais sutis de exploração dos mais fracos pelos mais fortes.
A dimensão do estado por sua vez controla o poder e idealiza o tipo de homem que a escola deve formar.
Referência Bibliográfica: Silva Costa, Lucimeire; e Borges, José Vimar EDUCAÇÃO: NOVOS ESPAÇOS DE CONHECIMENTO E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE. Disponível em: HTTP:///webeduc.mec.gov.br-

Bem-vind@ ao nosso blog

Criado como atividade do curso Introdução à Educação Digital para professores, esse blog conterá minha produção no referido curso e posteriormente, artigos que possam auxiliar na condução pedagógica àqueles que o acessar buscando informações sobre a mediação pedagógica no uso da informática educativa.